O mês das Bruxas

Aqui no Brasil enquanto a tradição norte-americana vai crescendo e os mais radicais acham que o imperialismo dos gringos está realmente pegando forte. Mas não há como ignorar o fato e nem achar que abraçar um hábito cultural vindo de fora é de todo mal, até porque os Estados Unidos também incorporaram essa festa de um outro povo, os irlandeses.
Claro que temos que preservar o que é nosso, e as festas juninas estão aí para mostrar o quanto a cultura brasileira é forte e, mesmo que totalmente descaracterizado, o carnaval é uma das mais famosas festas do mundo. O jeito é aceitar a invasão das bruxas e vestir uma fantasia com muito bom humor para cair nas diversas festas que rolam por aí durante o período.
Para você conhecer a tradição da festa e não sair por aí desinformado, conheça um pouco mais da tradição do Halloween, sua história, lendas e aproveite pra contar essas no bar e criar o clima antes de sair assustando todo mundo com a sua fantasia.
A HISTÓRIA
Há mais ou menos 2000 anos, mais precisamente no dia 01 de Novembro, na região onde hoje estão a Irlanda, Reino Unido e a França, os celtas comemoravam seu ano novo. Porém nesta mesma época do ano, um rigoroso inverno chegava a essa região causando um grande número de morte entre os celtas. O dia marcava então o início da escuridão.
A partir de então, no dia 31 de Outubro, os sacerdotes Druidas instituíram o "Samhain" uma crença que celebrava a abertura da passagem entre a vida e a morte, e que por isso, permitiria que todas as almas voltassem ao plano físico em busca de alimento. Porém a presença destes fantasmas prejudicaria não apenas as colheitas, mas o corpo de quem fosse possuído pelos espíritos malignos.
Para não serem reconhecidas, as pessoas começaram a vestir máscaras e usar roupas que as fizessem parecer com esses seres do outro mundo. Daí a origem das fantasias usadas. No início de século VII, com a influência do Cristianismo nas terras celtas, o dia 01 de Novembro consagrou-se como o "All Saints Day" ou "Dia de Todos os Santos", e conseqüentemente, a noite de 31 de Outubro seria a "All Hallow's Eve" ou "Noite de Todos os Santos", que com o passar do tempo foi abreviado para "Hallo's Eve" ou "Halloween". Só em 1840 porém, imigrantes irlandeses que fugiam da fome, levaram o Halloween à cultura americana.

BEBIDAS PARA LEVANTAR DEFUNTO
Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay." Para tomar coragem de enfrentar a lua cheia na noite de Halloween, nada melhor que um drink que combine com a situação.
Escolha o seu e um brinde às bruxas!

Blood Mary1 dose de vodka3 doses de suco de tomate1 lance de suco de limão salpimenta-do-reinoTabascoMolho inglês
Misture a vodka e os sucos em um copo grande, com gelo. Tempere a gosto e sirva em um copo de boca larga.

Blue Moon¼ de xícara de saquê gelado¼ de xícara de vodka gelada1 colher de sopa de blue curaçaugelo RECEITA
Misture todos os ingredientes numa coqueteleira. Misture bem. Divida em dois copos e sirva imediatamente. Rendimento: 2 copos.

Capeta1 1/2 colher (sopa) de leite condensado1 colher de chá de guaraná em pó2 doses (ou mais) de cachaça ou vodca2 colheres de açúcar mascavo1 maracuja (a polpa)gelo à vontade Colocar todos os ingredientes em uma coqueteleira e mandar ver.

Rabo-de-Galo2 doses de pinga1 dose de vermute tinto1 colher (sopa) de caldo de limão1 colher (sobremesa) de melgotas de angustura2 pedacinhos de casca de limãogelo picado
Bata na coqueteleira a pinga com o vermute, o caldo de limão, o mel e o gelo. Complete com gotas de angustura. Despeje nos copos e complete com os pedacinhos de casca de limão, torcido.

Bombinha ½ dose de vodka½ dose de curaçao blue 1 dose de cherry1 dose de suco de abacaxi1 pedra de gelo
Misture a vodka e o curaçao em recipente separado. Coloque no fundo de uma taça o cherry. Depois coloque a pedra de gelo e despeje, cuidadosamente, sobre o gelo o suco de abacaxi e depois a vodka com cherry. A bebida deve ficar com as três cores bem distintas

Comentários

Postagens mais visitadas